quarta-feira, 20 de março de 2013

Amor


Neste conto, de Clarice Lispector, é contada a história de Ana, uma mulher super rígida quando se trata de rotina, e que quando não esta na mesma, se sente inútil, depressiva.
Em um dia, em que foi fazer compras, Ana passa por um processo epifânico, que a faz refletir e "despertar" para a vida. Dois fatos a fizeram entrar nesse processo:
1- um deficiente visual mascando chiclete no bonde onde estava , pois para ela, mesmo com tantas dificuldades, aquele homem parecia ser feliz e seguro de si, o que incomodava Ana;
2- o fato de um ovo se quebrar quando a sua sacola caiu, em uma freiada brusca do bonde, pois aquilo representou um rompimento em sua rotina e a fragilidade de sua vida.
Mesmo tendo passado por esse processo epifânico, ao voltar para casa, depois de alguns acontecimentos, Ana aparenta não mudar, pois volta para a sua rotina.
No momento em que o marido a pega pela mão e a afasta "do perigo de viver", ela se sentia frágil, e ao ser conduzida pelo marido, assim como muitas, Ana se sente segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário