sábado, 30 de março de 2013

Dezembro no bairro


O conto fala sobre um grupo de amigos que tenta fracassadamente, arrumar dinheiro para arrumar o presépio para o natal que já estava chegando. Para isso eles montaram um cinema no porão da casa de um deles, mas por problemas no projetor, eles devolvem todo o dinheiro arrecadado.
Assim eles decidiram que Maneco, filho de Marcolino, iria comprar o papel e fazer as estrelas, e que no dia seguinte iriam a um velho palacete pegar alguma coisa que pudessem usar.
Maneco não apareceu por três dias, pois estava doente e de cama.
Depois de pegarem algumas coisas no palacete, Marinho anunciou que havia um Papai Noel na loja do Manuel, todos ficaram desconfiados, pois sempre era um Papai Noel falso, nunca o verdadeiro. Quando viram o Papai Noel, logo ficaram desconfiados e se puseram a observa-lo, que sempre desviava dos olhares dos mesmos. Ao reconhecerem, começaram a gritar o nome dele, era Marcolino, que ficou muito bravo e saiu. As crianças ficaram surpresa por ser Marcolino porque o mesmo nunca trabalhava.
Então eles começaram a brincar. A brincadeira era o chefe mandou, e a ordem dada era que eles fossem a casa de Maneco, entrassem no porão e voltassem correndo. Ao chegarem na casa de Maneco, as crianças ficaram impressionadas  pois sabiam que eles eram humildes mas não naquela proporção. Maneco estava em sua cama, um pouco distante das crianças, cortando as estrelas, e quando os vê os chama de traidores devido ao que fizeram ao seu pai na loja do Manuel.
Uma semana depois, Maneco vem a falecer devido a doença que pegará. Aquela foi a ultima vez que o grupo viu o amigo. 

5 comentários:

  1. me ajudou muito num trabalho na escola

    ResponderExcluir
  2. Não é loja do Manuel! É loja do samuel

    ResponderExcluir
  3. nossa que triste comecei a ler na maior impogação mas quando chegou no final fiquei bem triste :( MAS OBRIGADA pelo resumo da obra me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. Amei a história e vai me ajjdar muito no trabalho da escola

    ResponderExcluir